Número total de visualizações de páginas

Acerca de mim

Toda a brigada tem um cabo... todo o cabo pode chegar a Imperador... todo o Imperador pode mudar o destino de uma nação ... todas as nações podem mudar o destino do mundo ou não...

domingo, 26 de novembro de 2017

Turismo ou pode alguém ser quem não é?


Já que hoje vamos falar de ingleses, nada como destacar o Blogue "A Câmara dos Comuns", um blogue que tem um olhar sobre a nossa Sociedade escrito por vários colaboradores... ver em http://camaradecomuns.blogs.sapo.pt/

Pode alguém ser livre
se outro alguém não é
a algema dum outro
serve-me no pé
nas duas mãos,
sonhos vãos, pesadelos
diz-me:
Pode alguém ser quem não é?

Caros Bloguistas Militantes

Cerca de 260 mil estrangeiros do Norte da Europa escolheram Portugal para viver.
A facilidade em viajar é um dos principais factores responsáveis pelo crescimento desta escolha

Os mercantilistas gostam de apelidar de mercado, esta escolha voluntária para viver num país com sol, calmo e diferente dos de origem. Para mim é bom gosto, e a opcção de conhecer e viver novas realidades.

As demandas radicais religiosas que estamos a assistir em todo o mundo e que atingem todas as religiões, parecem uma doença mental insana do ser humana que é contagiosa, é algo, que nos dias de hoje, infelizmente, estamos a assistir com uma frequência crescente.

Aliado a esta reserva mental religiosa, que a todos condiciona, temos uma mudança climática, que sabemos cíclica, pois os tempos mais frios ou mais quentes, são cíclicos, a geologia explica-nos isso, que de x milhares de anos em x milhares de anos, isso acontece e perdura também x milhares de anos, o que implica que os seres humanos avancem ou recuem para junto ou para longe das costas, para climas mais temperados e/ou mais amenos e suportáveis.

Mas, hoje em dia, temos de acrescer a esta equação geológica, que os seres humanos são milhares de milhões o que complica a coisa.

O facto de nesta era que vivemos, estarmos a assistir a uma mudança climática, não é algo novo, o novo é que agora existem fronteiras, o que não acontecia na última mudança geológica.

Temos por isso , uma série de factores que contribuem para a desestabilização das sociedades humanas, que, se não forem acauteladas vão descambar em vários conflitos, que se unirão num só.

Até lá o que assistimos é ao aumento do turismo, e o aumento do turismos trás dinheiro, mas também trás pessoas...para os locais um turista é bom, dois é suficiente três já é demais, isto porque a iliteracia, a falta de paciência, a baixa condição social, são sempre um cadinho para os loucos e radicais religiosos e/ou políticos e/ou xenófobos.

Seja como for, os voos low cost e regulares atraem novas famílias para o nosso país, nomeadamente para o Algarve e grandes cidades.

Se em 2007 foi o ano em que mais nórdicos deixaram o seu país e vieram para o nosso, 10 anos depois, 2017 a quantidade de chineses, americanos e franceses que por aí andam a comprar propriedades, é enorme.

Tanto que já assistimos a uma descaracterização de vários locais das cidades, o que se por um lado reaviva as cidades e dizem que elas estão vivas e evolutivas, por outro descaracterizá-las é para os locais uma afronta intolerável.

O segredo está no equilíbrio, só que como os políticos que temos, esse equilíbrio implica compromissos futuros, e políticos com visão, neste momento dúvido que exista algum, todos vivem para as espuma dos dias, nada diferente da sociedade de onde todos nós viémos que também pensa assim na sua grande maioria.

É preciso equílibrio em tudo, o Turismo é bom, o turismo massivo é óptimo, ter visão de futuro de modo a que o Turismo Massivo não prejudique os locais, pelo contrário, os beneficie, ter a visão de futuro de preparar e dotar o país com condições, culturais, artíticas, monumentais, de alojamento, de estadia, de restauração, de residência, de modo a que cada vez que entrem 100.000 ou 200.000 mil cidadãos vindos de outras partes do mundo as cidades absorvam esse impacto com o mínimo de danos colaterais, melhor aínda que cheguem com impactos positivos, isso é que é necessário.

Os Turistas não vêm para Portugal porque nós somos antipáticos, porque temos mau clima, porque recebemos mal, porque os preços são demasiado altos, porque não se sentem bem aqui, não , nada disso , antes pelo contrário, somos o oposto disso tudo, e além disso estamsoa beneficiar da instabilidade do médio oriente.

Mas um estudo do jornal The Portugal News revela que a principal vinda dos turistas e dos que por cá querem residir é o custo de vida ser baixo, mas «O que inicialmente atraiu os estrangeiros a mudarem-se para Portugal, foi o baixo custo de vida em comparação com Inglaterra», só que actualmente o «custo de vida do dia-a-dia destes dois países já está muito aproximado», refere o estudo.

Portugal tem custo de vida 15,5% mais caro que Inglaterra
O facto de os Turistas aparecerem por cá, fez com que os aproveitadores e especuladores, se aproveitem do facto, e, como sempre os nossos políticos nada fazem para contrariar este aproveitamento especulativo.

Comparando com a Inglaterra, Portugal tem  a Água três vezes mais cara, e este é só um exemplo, ou seja Portugal já tem um custo de vida 15,49 por cento mais caro do que Inglaterra.

Um valor que duplicou desde Janeiro 2008, de acordo com uma pesquisa que o «The Portugal News».

O estudo foi feito com base num cesto de compras que compara, semestralmente, o custo de vida entre Inglaterra e Portugal.

O resultado do último, realizado em Janeiro de 2008, pesou os preços de produtos comprados no hipermercado Tesco (em Inglaterra) e o hipermercado Continente (em Portugal).

A conclusão foi de que Portugal era 7,87% mais caro que Inglaterra e os resultados do passado mês de Julho 2008 mostram que esta diferença aumentou, passando a ser de 15,49%.

E notem que nesse ano, o fenómeno turistico ainda estava na sia génese, e não tão desenvolvido como está agora.

Os autores do estudo elaboraram um «cesto de compras» de produtos essenciais que são comprados semanalmente e compararam os preços dos produtos de um hipermercado inglês e de outro português.

O custo total dos produtos em Inglaterra foi de cerca de 43 euros, ao passo que o total dos produtos em Portugal ultrapassou os 46 euros.

Por exemplo, se dois quilos de cebolas custam 1,16 euros em Portugal, em Inglaterra valem apenas 0,98 euros e um pão de forma é quase um euro mais caro para os portugueses.

Mas as grandes diferenças não ficam pelos bens alimentares, a água municipal é três vezes mais cara em Portugal.

A boa notícia é que, pelo menos, a electricidade é 33% mais barata, bom em 2008 era...

Portugal é ainda ligeiramente mais barato no que toca a combustíveis... quer dizer em 2008, que depois sabemos o que se passou, e os combustíveis aumentaram.

Em 2008 um litro de gasolina sem chumbo custava 1,52 euros em Portugal e 1,61 euros em Inglaterra, em 2017 um litro de gasolina custa 1,569 euros em Portugal e em Inglaterra 1,348, ou seja 10 anos depois, até a gasolina é mais cara.

No gasóleo, a diferença é maior: 1,42 euros cá e 1,69 euros lá, isto em 2008, «Tendo em conta os salários em Portugal, comparando com os salários de Inglaterra, estes resultados apresentam um grande aumento no custo de vida dos consumidores no nosso País», remata o «The Portugal News».

De referir que, para o estudo, foram tidos em conta preços e cotações de 11 de Julho e tendo por base que 1 libra vale 1,25 euros.

Se os turistas vinham em alguma quantidade por seremos um destino barato, agroa depois do que se vê por este estudo as preferências são outras.

Rematando, o facto é que os Turístas escolhem o nosso país para umas curtas férias, ou então para viverem e outros para passaremo resto da sua reforma por aqui.

Cabe-nos saber fazer um equílibrio entre esta procura e o preço da nossa oferta, tanto para os estrangeiros como para os locais, de modo a não assassinarmos a galinha dos ovos de ouro, de modo a que ela perdure por muitos e longos anos.

E ou fazemos isto com inteligencia, reforçamos a nossa identidade, recebemos os turistas e os estrangeiros como sempre ou seja de sorriso e braços abertos, não afastando os nossos conterrâneos, solidificando a cultura e o ser portugês, ou, se não o fizermos perdemos identidade, e se assim for deixamos de ser Portugueses... e assim sendo, como diz o poeta "pode alguém ser quem não é?".

A Brigada gosta da multidiversidade e da multiculturalidade, mas tabelaria os preços de modo a começar com uma política turistica inteligente e investia na cultura.

Pode Alguém Ser Quem Não É?

Sérgio Godinho

- Senhora de preto
diga o que lhe dói
é dor ou saudade
que o peito lhe rói
o que tem, o que foi
o que dói no peito?
- É que o meu homem partiu

Disse-me na praia
frente ao paredão
“tira a tua saia
dá-me a tua mão
o teu corpo, o teu mar
teu andar, teu passo
que vai sobre as ondas, vem”

Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?

Seja um bom agoiro
ou seja um mau presságio
sonhei com o choro
de alguém num naufrágio
não tenho confiança
já cansa este esperar
por uma carta em vão

“por cá me governo”
escreveu-me então
“aqui é quase Inverno
aí quase Verão
mês d’Abril, águas mil
no Brasil também tem
noites de S. João e mar”

Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?

É estranho no ventre
ser de outro lugar
e tão confusamente
ver desmoronar
um a um sonhos sãos
duas mãos
passando da alegria ao desamor


Pode alguém ser livre
se outro alguém não é
a algema dum outro
serve-me no pé
nas duas mãos,
sonhos vãos, pesadelos
diz-me:
Pode alguém ser quem não é?

Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?

Sem comentários: