Número total de visualizações de páginas

Acerca de mim

Toda a brigada tem um cabo... todo o cabo pode chegar a Imperador... todo o Imperador pode mudar o destino de uma nação ... todas as nações podem mudar o destino do mundo ou não...

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

a escravatura moderna

Embora já encerrado continuo a achar este blogue interessante http://vulgardelineu.blogspot.com/ vão lá ver

CAROS BLOGUISTAS MILITANTES
A DUDH, fez á dias 60 anos, mas está longe de ser respeitada.
Relembremos que nos SEC XVI ao XIX escravizámos impunemente outros povos, no feudalismo e durante outras época as práticas na aplicação do direito e da justiça não foram das mais correctas, mas os tempos e as consciências eram outros.
Mas se erramos durante um largo e prolongado tempo, deveríamos ter aprendido com a experiência, se avançamos civilizacionalmente e condenamos e pedimos perdão pelas práticas dos nossos antepassados, se fizemos a declaração dos direitos humanos que ajudou quase a erradicar com a escravatura, pois a DUDH foi praticamente assinada por todas as nações.
Pelo menos isso foi o que pareceu durante uns tempos, mas estamos a descobrir amargamente e a sentir na pele que a civilização tem avanços... mas também tem retrocessos.
No melhor pano cai a nódoa... pelo menos quando se diz no melhor pano, dever-se-ia dizer no melhor pano publicitário... pois lá por se propaguear que se é o melhor não quer dizer que o seja.

Foram descobertos por acaso nos EUA (o melhor pano segundo eles) um casal de milionários que escravizava 2 mulheres indonésias, davam-lhes pouca comida, maus tratos, espancavam-nas, estiveram segundo os relatos: 5 anos sem saírem de casa a não ser para despejarem o lixo.
Isto é o que se dizia na noticia televisiva (e vou tomá-la como verdadeira, embora o exercício do contraditório seja uma prática que deveria estar enraizada em nós, lá está mais um avanço que recua).
Pensam as autoridades dos EUA que esta é a ponta visível do iceberg.
Caros Bloguistas Militantes, a escravatura seja qual for a sua forma é ABJECTA.
Por todas as razões e mais alguma, começa logo por ser algo que nos priva da nossa essência e do nosso ser e da nossa liberdade, dignidade e livre arbítrio, logo não nos deixa ser seres humanos completos.
O facto de os jornalistas dizerem que aquilo é um fetiche de milionários, só revela o retrocesso civilizacional, mental e cultural a que chegámos.
Desde logo da maneira como os jornalistas trataram a questão, apelidaram-no de fetiche.
Os valores e o respeito pela dignidade humana tem de ser repostos e revistos e actualizados, e devem começar por todo o lado.
Como dizia um amigo meu, a pátria vai exigir um esforço de nós muito grande dentro em breve. E eu acrescento espero que sejamos civilizados e nos portemos como tal quando esses dias vierem.

Endechas á bárbara escrava Luís Vaz de Camões
Aquela cativa
Que me tem cativo,
Porque nela vivo
Já não quer que viva.
Eu nunca vi rosa
Em suaves molhos,
Que pera meus olhos
Fosse mais fermosa.
Nem no campo flores,
Nem no céu estrelas
Me parecem belas
Como os meus amores.
Rosto singular,
Olhos sossegados,
Pretos e cansados,
Mas não de matar.
graça viva,
Que neles lhe mora,
Pera ser senhora
De quem é cativa.
Pretos os cabelos,
Onde o povo vão
Perde opinião
Que os louros são belos.
Pretidão de Amor,
Tão doce a figura,
Que a neve lhe jura
Que trocara a cor.
Leda mansidão,
Que o siso acompanha;
Bem parece estranha,
Mas bárbara não.
Presença serena
Que a tormenta amansa;
Nela, enfim, descansa
Toda a minha pena.
Esta é a cativa
Que me tem cativo;
E. pois nela vivo,
É força que viva.

ELE HÁ CARGAS FANTÁSTICA, NÃO HÁ? A BRIGADA EMBORA GUERREIRA RESPEITA A CONVENÇÃO DE GENEBRA E A DUDH, SEJA QUAIS FOREM AS CIRCUNSTÂNCIAS.

Sem comentários: