Número total de visualizações de páginas

Acerca de mim

Toda a brigada tem um cabo... todo o cabo pode chegar a Imperador... todo o Imperador pode mudar o destino de uma nação ... todas as nações podem mudar o destino do mundo ou não...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Lisboa.... Tem muito trânsito

Hoje destaco o Blogue "Arcebispo de Cantuaria", um blogue atento à sociedade e cheio de humor sarcástico... já sabem vão lá ver e riam-se http://arcebispodecantuaria.blogs.sapo.pt/ já sabem é só clicar
Caros Bloguistas militantes
Andamos todos preocupados com o ambiente e com razão, muitas são as ideias e poucas são as vontades.
Só vejo preocupações mas acções, essas, poucas se vislumbram.
Oiço falar em medidas como :

  • Retirar carros das cidades;
  • Incentiva o uso dos transportes públicos;

Mas se temos essas ideias positivas, assistimos muitas vezes a medidas contrárias a elas, como por exemplo, o aumento dos parques de estacionamento, o aumento das zonas de estacionamento, a diminuição do passeio para os peões, a não implementação de pistas para bicicletas e veículos não motorizados, o não investimento nos transportes públicos, a falta de coordenação entre os transportes, a demora em haver uma Autoridade Metropolitana de Transportes.
Falam muito agora dos carros eléctricos, que são uma inovação, mas se repararmos bem: Lisboa, Coimbra e Porto já desde o Séc XIX que usam carros eléctricos... Sim os eléctricos ... transportes públicos... são carros eléctricos.
Mas como todos nós sabemos houve aí uma onda de iluminados que fizeram diminuir e muito as linhas de eléctricos nessas 3 cidades, tanto é assim que o Porto por exemplo só tem carros eléctricos, no Verão e para Turistas. Lisboa, acabou com mais de metade da linha de eléctricos, sei que a nova Câmara Municipal quer implementar eléctricos rápidos, na circular externa da cidade, e entre as colinas de Alcântara e Prazeres.
Sintra chegou mesmo a acabar com a linha de eléctrico para a Praia das Maçãs, agora é que voltou a implementá-la felizmente.
Para alguns sinais e medidas positivas, assistimos a medidas contraditórias, como são o aumento das autoestradas, o desinvestimento nos transportes públicos, a não requalificação e investimento nas vias pedonais e afins.
O IC19 é o itinerário mais congestionado em toda a Europa, aliás os acessos às capitais de distrito principais, Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, comparados com o trânsito de S.Paulo, ainda não são um Caos.

Digamos que aqui é só uma amostra, mas diria que para a nossa dimensão é bastante preocupante.
Uma das razões de ser deste congestionamento do tráfego, já o expliquei noutros posts que publiquei tem a ver com o preço do solo, a venda e o arrendamento nas capitais de Distrito, e a fuga para a periferia dos naturais dessas capitais.
Como o trabalho se mantém dentro da cidade, o fluxo migratório de ida e volta dos cidadãos de casa para o trabalho e do trabalho para casa todos os dias, origina transito problemático e o cansaço em todos nós.
Várias soluções existem para o problema, vontade política existisse para as implementar e para obrigar os cidadãos a aderir.
Por exemplo :
Entradas a horas desfasadas, se as empresas permitissem aos seus funcionários um horário flexível, uma boa parte do problema do trânsito resolvia-se; as capitais se impuserem às empresas que por exemplo a Empresa de A a G entram os seus funcionários às 9 horas, de H a O entram às 9.30, da P a Z entram às 10 horas, se calhar o fluxo de trânsito já não era tão intenso.
Mas teríamos de ir mais longe, devíamos seguir um exemplo que os militares já possuem há muito tempo, que são autocarros para transportar o seu pessoal de manhã de casa para o quartel e à tarde do Quartel para casa. Deveria ser obrigatório para as empresas com mais de 50 pessoas, possuirem um autocarro da empresa para transportar o seu pessoal de casa para o trabalho e vice-versa, trocava-se assim 50 carros por um autocarro.
As grandes empresas estatais ou particulares, deveriam dar o exemplo, o Colombo (leia-se centros comerciais) deveriam ter autocarros para o efeito, as Câmaras Municipais também, os ministérios principalmente.
Imaginem por exemplo a Câmara de Lisboa e os seus inúmeros funcionários, se tivessem vários autocarros que os levassem do emprego para casa e de casa para o emprego, as centenas de carros e de lugares de estacionamento que não poupávamos e ficavam livres.
A quantidade de combustível que era poupada só com esta medida, com efeitos no nosso ar ambiente, as filas que se reduziriam sem estes carros a entrarem diariamente na cidade.
Acabava-se também com os benefícios de os chefes de departamento e directores terem direito a carro da Câmara ou da empresa, e poupava-se uns milhares.
As empresas com menos de 50 funcionários associar-se-iam e coordenar-se-iam para que em conjunto tivessem este serviço e dividissem as despesas.
Tenho a certeza que com estas medidas reduzir-se-iam e muito as filas de trânsito e as dores de cabeça...
O carro é um luxo (o nosso país ainda está na 2ª geração automóvel, enquanto que outros países já vão na 3ª geração automovel)e como tal deve ser tratado, quem o quiser usar e prejudicar o ambiente paga pelo seu uso.
Não me venham com desculpas que, ah e tal eu sou vendedor e preciso do carro, para transportar as coisas, ou outros argumentos comodistas quaisquer. O uso do carro deveria ser regulamentado e o uso dos transportes públicos incentivado, aliás em consonância com o meu post de há uns dias atrás (para onde vos remeto), os transportes públicos deveriam ser gratuitos e mais abundantes e cobrirem mais áreas.
O chamado "Car-pool", ou seja a partilha do carro todos os dias por um grupo de pessoas, deveria ser incentivada e ter pistas próprias para quem aderisse.
Por último, as cargas e descargas, como já referi num post anterior, as cargas e descargas, não podem nem devem ser feitas, nas horas de ponta, nas horas de entrada das empresas (remeto-vos para a leitura desse post), isto para o trânsito fluir mais rapidamente.
Temos que proteger o ambiente e as nossas condições de vida, não faz sentido perdermos horas infinitas no trânsito, TEMPUS FUGIT, a nossa vida não é eterna, é efémera e não convém desperdiça-la numa fila de trânsito.
As medidas são necessárias não são fáceis de tomar mas são urgentes.
É urgente termos mais qualidade de vida.
Mas para isso era preciso políticos com pulso e vontade, onde estão eles na Europa inteira?


TRÂNSITO - Adelaide Ferreira
Vai o meu estava à toa
E apareceu a "Judite"
A cena passasse em Lisboa
e o meu ia tendo um flip
Cena má, cena boa
Oh que cena tão chique
Oh yé yeahhh

Safou-se cidade fora
entre becos e esquinas
A mona sempre à nora
sem saber onde parar
e a vida não é canja
para quem foge nas horas de ponta

Lisboooaaaaaaaaaaa

Tem muito trânsito (2x)
Tem muito trânsito teeeemmm
Tem muito trânsito (4x)
tem muito trânsito teeemmmm

E a minha descontraída
numa zona ao ataque
estava à espera do chavalo
para lhe dar o saque
vem aí a ramona
e agora vai tudo de cana
Oh yé yeahhh
E a minha pôs-se à milhas
mais parecia um Jumbo-jet
com os penantes a todo o gás
esta vida é um frete
ter que dar á sola
nas horas de maior ponta

Lisboaaaaaaaaaaa

Tem muito trânsito (3x)
tem muito trânsito teemmmmmm (4x)
Tem muito trânsito (3x)
tem muito trânsito teemmmmmm (4x)
ELE HÁ CARGAS FANTÁSTICAS, NÃO HÁ? A BRIGADA QUANTO A TRANSPORTES SÓ USA OS NÃO POLUENTES... O CAVALO CLARO ESTÁ.

Sem comentários: