Número total de visualizações de páginas

Acerca de mim

Toda a brigada tem um cabo... todo o cabo pode chegar a Imperador... todo o Imperador pode mudar o destino de uma nação ... todas as nações podem mudar o destino do mundo ou não...

terça-feira, 14 de julho de 2009

Homenagem a Palma Inácio 1922-2009


Caros Bloguistas Militantes
Faleceu hoje às 12.15, alguém que eu admirava bastante Hermínio da Palma Inácio.
Tive a honra de ser colega de Palma Inácio num dos mandatos da Assembleia Municipal de Lisboa, recordo-me dele calado e sempre atento a fumar o seu cachimbo, com um sentido de humor incrível.
Aos 78 anos conduzia o seu "Morgan", carro que eu também gosto, no qual ia para as reuniões da Assembleia Municipal de Lisboa.
Depois deixei de o ver só sabendo de notícias dele de quando em quando.
Palma Inácio fez da sua vida a bandeira da liberdade.
Palma Inácio, era o "Velho" para os que o tratavam pelo seu nome de guerra.
Considerado «perigoso» foi preso e torturado pela PIDE. O amor pela liberdade nunca o deixou vergar-se perante a ditadura Participou numa tentativa de golpe de Estado, protagonizou o primeiro desvio político de um avião, participou no assalto ao Banco de Portugal na Figueira da Foz, planeou tomar a Covilhã.


"Figura lendária da luta pela liberdade", nas palavras de Manuel Alegre, Palma Inácio desafiou a PIDE durante três décadas, levando-a mesmo a cair nas suas próprias armadilhas, para desespero dos inspectores da ex-polícia política.

Nasceu em Ferragudo pequena aldeia de pescadores, no concelho de Lagoa, em 1922, mas passou a juventude em Tunes, no concelho de Silves.
Hoje,com 87 anos, Palma Inácio faleceu num lar em Lisboa, fundado por antigos alunos da denominada «Velha Guarda Casapiana».
Quem conheceu este antifascista, de cachimbo sempre no canto da boca e casaco de xadrez, saberá o quanto estas linhas são poucas para espelhar a sua vida, em que à coragem juntou a lealdade e o seu humanismo, que lhe valem o título de "o último herói romântico de Portugal".
Vejam no blogue http://naoapaguemamemoria2.blogspot.com/2007/04/homenagem-palma-incio.html , pormenores da vida singular e heróica de Palma Inácio.
Foi num email, que recebi à pouco que tomei conhecimento do falecimento de um homem que admirava.
Obrigado pela luta da Liberdade que travaste por nós.
Obrigado Palma Inácio, até sempre.
A BRIGADA ESTÁ TRISTE, UM DOS SEUS MAIS VALOROSOS E ROMÂNTICOS COMANDANTES TOMBOU NA SUA ÚLTIMA CARGA.

Sem comentários: