Este blogue que hoje destaco, adequa-se aqui a nosso post, tem por nome "Esquerda Republicana" e como subtítulo «Entre le fort et le faible, entre le riche et le pauvre, c´est la liberté qui opprime et la loi qui affranchit.» (Lacordaire). É só seguir o link http://esquerda-republicana.blogspot.com/
Caros Bloguistas Militantes
"Perscrutava" eu alguns títulos de óperas no YOUTUBE, quando surgiu "La Marselhaise" (Hino Nacional de França). Fui ouvir, não resisti. Não resisti, nem podia resistir.
É que eu gosto muito do Hino francês.
Para mim tem um significado muito profundo, tem um apelo à revolta, um apelo à luta contra a subjugação, é um vigoroso Não ao conformismo. Penso que são os valores que estamos a precisar neste momento, para os recuperar estamos a precisar de uma revolta dos cidadãos. Mas não uma revolta tradicional, não uma revolta contra o Estado.
Nada disso, estou a pensar numa revolta contra as corporações que nos mantêm subjugados, contra s corporações sem moral, que não olham para a sociedade, que nos exigem consumismo, que não querem saber dos povos ou dos cidadãos, que não querem saber da terra mas sim única e exclusivamente do lucro, custe o que custar, nem que esse lucre gere o caos ou talvez mesmo o fim. Foi com este pensamento que enquanto ouvia o Hino de França, pensei, os homens da revolução tinham valores e preocuparam-se com a sociedade. Quem se der ao trabalho, no YOUTUBE, vê "La Marselhaise" cantada na sua integral versão, com uma orquestra de suporte e um Tenor a interpretar o hino. Ou seja com respeito e reverência que um Hino deve ter.
Se virem o filme que está em anexo, poderão verificar que a todos na orquestra estão de pé, assim como o público, os únicos que se encontram sentados são os músicos que tocam Violoncelo (não podia ser de outra maneira).
Sem comentários:
Enviar um comentário