Número total de visualizações de páginas

Acerca de mim

Toda a brigada tem um cabo... todo o cabo pode chegar a Imperador... todo o Imperador pode mudar o destino de uma nação ... todas as nações podem mudar o destino do mundo ou não...

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

VERÃO

Este é o BLOGUE recomendado para o Fim de Verão que se aproxima, hoje destacado por este vosso soldado que está de faxina à cozinha da brigada ligeira. A Brigada na cozinha consulta sites para se inspirar. Este blogue tem umas quantas dicas interessantes, deem uma vista de olhos em : http://ovoestreladoemexido.blogspot.com/ Basta clicarem em cima do link para lá irem ter.
Caros Bloguistas Militantes
Como diziam os tipos do grupo "Fúria do açúcar" "eu gosto é do Verão".
Antigamente, no verão quase que não se passava nada, férias, relaxávamos, e pouco mais que se possa contar.
Os políticos iam de férias, os jornalistas iam de férias... ate alguns de nós, com sorte, também iamos de férias.
Este ano é de crise e férias não houve, até tocou aos políticos.
Como a crise não é só cá., é mundial, os jornalistas tiveram de arranjar factos para entreter os portugueses que no verão descansam nas filas intermináveis para irem para a praia.
Quem tira as férias, em princípio é para descansar, para mudar de rotinas, para mudar de ares... Pois, mas cá não é assim, continuamos nas filas intermináveis com os automóveis, de modo a chegarmos á praia.
Sim porque somos solidários, se o automóvel anda connosco todos os dias para o trabalho , também merece férias, também merece ir á praia, ele também está stressado com o aumento dos combustíveis... afinal ele e a casa fazem parte das nossas dívidas bancárias.
A casa não podemos levar de férias, mas o carro... só não levamos este nosso companheiro inseparável para banhos à beira mar, porque pode entrar água no motor e ele morrer afogado, além disso o ar do mar enferruja e não queremos que o nosso querido envelheça mais depressa que o previsto.
Mesmo assim, o estacionamento selvagem "avant plage" que é como quem diz, antes da praia, torna as coisas caóticas.
Ora não tendo ido meio mundo de férias, tinha de saber o que o outro meio andava a fazer.
Os jornalistas descobriram coisas escabrosas, nunca antes vistas - Descobriram, por exemplo, a falta de respeito entre colegas.
A nossa sociedade anda mesmo mal, já não há respeito por colegas da mesma profissão, mesmo que actuem em níveis sociais diferentes, já não há espirito de corpo, entreajuda... cobrirem-se uns aos outros, chegámos ao despudor...
Então não é que agora os ladrões deram em assaltar bancos e bombas de gasolina?
Se isto cabe na cabeça de alguêm, colegas a virarem-se contra colegas.
Os bancos que nos roubam os fundos que temos lá neles metidos, e as nossas contas ordenado, e que inventam taxas e juros para aplicar quando falhamos por um ou dois dias, que nos impingiram um cartao multibanco e/ou visa e que depois de nos "obrigarem" cobram uma taxa pela sua utilização.
Agora queixam-se porque os colegas de profissão os assaltam.
VÃO -SE QUEIXAR AO TOTTA...
É nisto que dá a democracia, a democracia proibe a concentração e o monopólio do roubo. Permitiu assim que os pequeninos também quiseram e assaltam agora os colegas maiores e de outro extracto social... é a economia de mercado a funcionar no seu pleno, apesar da crise.
Assim como as gasolineiras, que andam desde Janeiro a irem ao bolso de todos os contribuintes, aumentando os combustíveis quando o barril de petróleo sobe, e também aumentando quando ele desce.
Não ouvem quando todo o povo reclama, inclusivé até o governo com eles reclama, fizeram as gasolineiras ouvidos moucos a todos os apelos.
Mas quando os colegas de profissão os assaltaram, até foram ao ministro para este tomar medidas.
Pois anda aí uma gatunagem, que DEUS nos livre...
Pois sabem o que eu e o zé povo lhes dizemos?
Aguentem-se que é serviço.
Tenho é pena dos pobres espectadores que levam por tabela sem ter culpa nenhuma.
Mas o cenário jornalistico estava quase todo montado para uma festa de verão do Ministério da Administração Iinterna (MAI).
Sim, porque houve jornalistas que não foram de férias, só para cobrirem os fogos, mas este ano tiveram azar, não houve fogos, o país não está a arder.
Mas a Administração Interna não podia ficar sem protagonismo, se já lá tinhamos jornalistas mobilizados, alguma coisa tinhamos de arranjar.
Então vai de fazer um jogo de tiro ao alvo.
E lá arranjaram um DERBY "pretos" contra "ciganos" com a polícia a arbitrar... mas de longe.
Isto anda a cheirar-me a esturro à muito tempo, fazer alvo todos os VERÕES do MAI, seja ele de que partido for.
O ministro lá conseguiu a custodes bloquear os coldres para as novas armas da policia, e lá renovou o arsenal, que já era de 1945... imagine-se.
Agora que o cenário está completo para se bater no governo tendo como cabeça de cartaz o ministro da administração interna, ficaram os jornalistas á espera da Srª Ferreira Leite.
Onde ela está, então a crítica fácil e óbvia não aparece?
Já estão a gritar por si, não houve?
Estão a empurra-la para o palco, não sente?
Oh, minha Srª despache-se que temos um telejornal para fazer e comentadores prontos a serem pagos para comentar o que vai dizer.
A Srª tem de dar um impulso á economia contribuindo com as suas palavras para que estes jornalistas e analistas pagos a bom soldo recebam e depois possam ir gastar.
E finalmente ela falou.. fez um discurso... depois de tanta gente dizer que ela tinha de falar.. e o resultado?
Pois foi um FLOP, a Srª não deve ter tido direito ás novas armas da policia, e deu um tiro de polvora seca.
Para os jornalistas e para os analistas é indiferente, pois assim como assim já recebem o guito prometido.
E como os profissionais dos media (por isso são profissionais) são hábeis, fazem logo de um tiro de pólvora seca, o campeonato do mundo de fogo de artifício, e assim já temos com quenos entreter no resto que falta para acabar o Verão.
A srª Manuela não disse nada de diferente, nada que já não tivesse sido dito pelo PS quando estava na oposição e era Verão e o PSD no governo, nada que já não tivesse sido dito quando o PSD estava no governo e era Verão e o PS no governo.
O discurso é sempre o mesmo, não muda há 20 anos. E não muda o dela, nem o do PC, nem o do PS, nem o do CDS, nem o do BE, nem o dos Sindicatos.
Comem todos da mesma gamela.
O discurso da Srª Ferreira Leite, teve preocupantemente semelhanças ao tom monocórdico de um ultraconservador que nos governou à 50 anos atrás ( e que nós nos lembramos devido a reposições televisivas) e também semelhante (porque da mesma raiz) dos discursos de qualquer um Cardeal da igreja ... quem quiser que apanhe esta.. que eu não explico mais.
Afinal o tigre foi e continuará a ser de papel, e nós de férias...descansados a descansar nas filas para a praia... alguns... pois eu estive e estou a trabalhar... C' EST LA VIE.
São precisas NOVAS CARAS E CARAS NOVAS, NOVAS POLÍTICAS E POLÍTICAS NOVAS E DE ESPERANÇA.
Verão que um dia isso vai acontecer ... lá mais para o VERÃO.
Verão - Carlos Mendes
Como tudo o que acaba,
Como pedra rolando duma fraga,
Como fumo subindo no ar;
Assim estou quase indiferente,
Caminhando sem mais notar a gente,
Que por mim vejo passar!
O verão já terminou,
Uô, Uô, Uô
Foi um sonho que findou
Uô, Uô, Uô
Não interessa mais pensar!
Assim deixo esta tristeza
Vogando embalado na certeza,
Que o verão há-de voltar!
E o verão que sonho perto,
Vai trazer para mim eu sei de certo,
Aquilo que este agora veio tirar!
Ele há cargas fantásticas, não há? A brigada está de férias... mas a trabalhar... é a crise.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é! O verão sabe sempre a pouco, fica sempre alguma coisa por fazer ou dizer. Quanto à política, sempre igual a si mesma, ou seja nada a dizer. Quanto aos assaltos, estão a tornar-se tão banais, que qualquer dia ninguém liga.

Cristina disse...

O Ovo Estrelado agradece-lhe a gentileza, mais uma vez!

Quanto ao seu post, só lhe posso dizer o quanto estranhei a penosa chegada à Costa da Caparica este ano. Três horas para lá chegar, duas das quais em pára-arranca, num percurso em que habitualmente levaria meia hora??? Jurei para nunca mais.

E que dizer da azáfama em Lisboa, que só abrandou ligeiramente este ano nos meses de Verão? Ou anda tudo a "vender" as férias, como muitos dos meus colegas fizeram ou então foram mesmo passadas por estes lados.

Bjs

Cristina